Entenda quais as principais diferenças entre Tereré e chimarrão

Entenda quais as principais diferenças entre Tereré e chimarrão

Já sabemos que tanto o tereré quanto o chimarrão são bebidas preparadas a partir da erva-mate, entretantoexistem algumas diferenças entre elas. Leia até o final e entenda tudo sobre essas duas bebidas que fazem sucesso por aqui.

Quais as principais diferenças?

Confira, a seguir, a lista que preparamos para resumir o que difere uma bebida da outra.

A temperatura

Uma das principais diferenças entre tererê e chimarrão, sem dúvidas, se encontra na sua temperatura, pois o primeiro é preparado com água fria enquanto o outro com água fervente. Ambas as bebidas são infusões de erva-mate com água, porém, o tererê refresca enquanto o chimarrão esquenta. Por ser preparado gelado, o tererê é bastante consumido por crianças.

Método de preparo

O preparo do tererê pode contar com a adição de alguns ingredientes além da erva-mate como capim-limão, limão, hortelã ou até um suco. No caso do suco, você pode até mesmo usar o de pacotinho. A ideia é combinar o sabor da erva-mate com outro sabor mais leve, tirando um pouco o seu amargor. O tererê não leva açúcar.

Quem é adepto do chimarrão geralmente prepara a bebida apenas com água quente (cerca de 70°C) e erva-mate. Contudo, existe a possibilidade de acrescentar algumas outras ervas à água, como boldo, hortelã, capim-limão, camomila, funcho, guaco, entre outras. Tem ainda uma versão de chimarrão preparada com leite quente ao invés de água. Para aqueles que dispensam o gostinho amargo, a dica é adoçar com mel ou açúcar mascavo.

Cuia ou copo?

A cuia tradicional de chimarrão também pode ser usada para servir tererê, porém, é mais comum o uso do copo para a bebida refrescante.

Já a cuia de chimarrão é um copo em que estão estampadas várias medidas e que possui sua base arredondada para tornar mais fácil o manuseio do recipiente. Lembrando que tanto em uma roda de chimarrão quanto de tererê, se deve respeitar o sentido que a cuia ou guampa é passada (anti-horário ou horário) e jamais se deve mexer na bomba para não bagunçar a erva.

Garrafas

O chimarrão pode ser conservado em garrafas térmicas de alumínio de 1 litro, os melhores modelos são aqueles cujo bico é retrátil para a infusão não esfriar. É possível optar por garrafas de café, mas que sejam pequenas, pois o chimarrão não é consumido rapidamente, podendo ficar frio em garrafas maiores.

Como o tererê é consumido gelado, pode ser armazenado em garrafas térmicas maiores, com capacidade de 1 a 5 litros. No caso de garrafas grandes, é comum que tenham alças que ajudam no seu manuseio.

Erva

As duas bebidas usam como base a ilex paraguariensis (erva-mate), mas a forma como a erva é comercializada para cada finalidade é diferente. A erva do tererê é mais grossa, enquanto a erva de chimarrão é mais fina, por passar por um processo de moagem. Na embalagem da erva é possível encontrar essa informação, verifique bem para comprar a opção certa, que você encontra clicando aqui.

Frescor x Aquecimento

O tererê é muito consumido durante o verão para refrescar, uma vez que é uma bebida gelada. Já o chimarrão é uma bebida indicada para os dias de inverno, em que o que se deseja é uma sensação de aconchego e aquecimento. Novamente destacamos que o tererê tende a apresentar o sabor mais amargo em relação ao chimarrão.

Bomba – O ponto em comum

O tererê e o chimarrão têm em comum o fato de precisarem da bomba para que possam ser consumidas. As melhores bombas são aquelas fabricadas deaço inox, pois são mais duráveis, têm mais qualidade e fácil higienização. As bombas TROT'S podem ser fácilmente encontradas em pontos de venda pelo Brasil, caso não tenha uma loja próxima a sua casa, compre através do nosso site clicando aqui.

E aí, qual a sua bebida preferida?

Voltar para o blog