Cultivo da Erva-Mate: Você sabe como funciona?
A erva-mate é um produto totalmente natural composto por dezenas de benefícios à saúde.
Mas apesar de ser um produto natural, o cultivo e plantação da erva-mate é bastante complexo e exige diversos cuidados até que ela chegue até o seu copo/cuia.
Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda mais sobre a produção e cultivo desta erva que tanto amamos.
Produção de sementes e mudas
Antes de serem cultivadas, as mudas de erva-mate passam por diversos métodos de aprimoramento genético, tendo como objetivo obter a mais alta qualidade do produto.
Os métodos para o cultivo das sementes e mudas consiste, em grande parte, em isolar estas mudas em determinados locais, visando garantir que as sementes tenham um mesmo padrão de qualidade para o cultivo.
Cultivo e Plantação
Antes do cultivo, o solo passa por uma descompactação que é fundamental para o plantio da erva-mate, sendo ela uma planta bastante sensível que exige um solo com boa drenagem e fertilidade natural de média a alta.
Com poucos meses as mudas de erva-mate são plantadas, o que ocorre de abril até julho, quando as temperaturas apresentam as condições ideais para a plantação.
Conhecidos como ervais, as plantações de erva-mate dividem-se em 5 tipos:
Ervais Nativos: com plantas que crescem na mata sem intervenção.
Ervais Homogêneos: com plantações solteiras a pleno sol.
Ervais Consorciados: plantação é intercalada com outras espécies florestais, agrícolas e pecuárias.
Ervais Adensados: plantio realizado em clareiras já existentes ou criadas a partir do manejo da mata.
Ervais em transformação: erval diversificado com cultivo de mais espécies florestais, podendo ser nativas ou exóticas.
Colheita de Erva-Mate
A colheita das folhas de erva-mate ocorre em períodos que podem durar menos de 8 meses até períodos que duram 24 meses –– tudo depende do tipo de erval de cultivo da planta.
A época de colheita ideal ocorre entre os meses de maio a agosto, quando a planta está mais madura, porém, com a alta demanda do mercado, a colheita acaba ocorrendo durante todo o ano para manter os consumidores abastecidos.
Basicamente, o processo de colheita consiste da retirada dos ramos da planta através de equipamentos, como serras e alicates elétricos. Após serem retiradas, elas são encaminhadas para a fábrica, onde servem como matéria prima para a produção de seus derivados, como a erva-mate para nosso chimarrão e o tereré.
Ao ser encaminhada para fábrica, a erva-mate passa por uma linha de processamento, cancheamento e seleção de folhas para que a erva tenha aquele sabor e a textura característicos que você conhece.
Acompanhe os próximos posts!